top of page

PALESTRANTES.

Sérgio Brunetto

 

O prof. Dr. Sérgio Brunetto é formado em Física. Realizou seu mestrado em Astrofícia e doutorado em Física de Partículas, sendo também especialista em Medicina Nuclear pela ABFM. É ex-presidente da Associação Brasileira de Física Médica, coordenador da Área de Física Médica CEB/Unicamp, coorde-nador do Grupo de Medicina Nuclear AFM-CEB/Unicamp e coordenador Técnico do Laboratório de Imagens Pré Clinicas FCM/Unicamp. Suas áreas de interesse são: dosimetria interna, análise quantitativa de imagens de medicina nuclear (SPECT/CT e PET/CT) e imagens pré clinicas.

Mário Antonio Bernal Rodriguez

 

O prof. Dr. Mário Antonio Bernal Rodriguez é Engenheiro Nuclear, graduado no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Nucleares, em Havana, Cuba (1995). Possui mestrado em Física Médica pelo Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (2003, patrocinado pela  OIEA) e doutorado em Física pela Universidad Simón Bolívar, ambas as instituições na Venezuela. Trabalhou por mais de  seis anos como físico médico de hospital antes de vir pro ambiente acadêmico. Foi professor de Física  na Universidad Central de Venezuela e na Universidad Simón Bolívar. Trabalha com o uso de simulações do transporte de radiação pelo método Monte Carlo desde 1993. Foi Pesquisador Visitante no Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010-2011) e Professor Visitante no Instituto de Física Gleb Wataghin, UNICAMP (2011-2013),  onde é professor doutor desde 2013.

Maria Emilia Seren Takahashi

A palestrante Maria Emilia possui bacharelado em Física, modalidade Física Médica, pela UNICAMP (2007) e mestrado na área de Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma universidade (2015). Realizou um aprimoramento em Física Aplicada ao Radiodiagnóstico pela USP - Ribeirão Preto (2010). Foi supervisora em Radioproteção em Medicina Nuclear pela Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN (2008). Atualmente exerce atividades no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Física Médica do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW/ UNICAMP). Tem experiência na área de Controle de Qualidade de Equipamentos de Radiodiagnóstico e Medicina Nuclear, Proteção Radiológica e Regulamentação de Serviços de Diagnóstico por Imagem.

Sandro Guedes de Oliveira

O prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira possui graduação em Bacharelado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Fez estágio de Pós-Doutoramento na Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas e ocupa a função de Chefe do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Desintegração Nuclear e Radioatividade, atuando principal-mente nos seguintes temas: aplicação e metodologia de termocronologia por traços de fissão, contaminação ambiental por radônio e filhos, terapia de captura de nêutrons e outras aplicações de detectores de partículas nucleares.

Theo Zeferino Pavan

 

O prof. Dr. Theo possui graduação em Física Médica (2006) e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia (2011), ambos pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Entre 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche no Laboratório de Ultrassom da University of Wisconsin - Madison. O pós-doutorado foi realizado na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Atualmente é professor doutor da USP, Jovem Pesquisador FAPESP e membro associado da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Física Médica. Entre 2015 e 2017 foi diretor do Centro de Instrumentação Dosimetria e Radioproteção (CIDRA) do Departamento de Física da FFCLRP-USP. Desenvolve pesquisas na área de Engenharia Biomédica e Física Médica, atuando principal-mente nos seguintes temas: pro-cessamento de sinais e imagens de ultrassom, elastografia, imagem fotoacústica e magnetoacustografia.

Renata Ferranti Leoni

A Dr. Renata Ferranti Leoni, atual professora doutora do departamento de Física da USP – FFCLRP. Pós-doutorado no Departamento de Neurociência e Ciência do Comportamento na USP - Ribeirão Preto, doutorado em Física aplicada à medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo e graduação em Física Médica também pela Universidade de São Paulo, a Prof. Dra. Renata tem uma vasta experiência nas mais diversas áreas de atuação de física médica, como: ressonância magnética, fMRI, arterial spin labeling, vasoreatividade cerebral e AVC.

Antonio Carlos Zuliani

Professor Doutor Antonio Carlos Zuliani, graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em Radioterapia, mestre e doutor em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente Médico Radioterapeuta.

Mesa Redonda

Com grande prazer trazemos até vocês um dos momentos mais proveitosos do evento, a Mesa Redonda, com o tema "Impactos de Novas Tecnologias na Física Médica" e que contará com a presença de nomes muitos importantes:

 

Homero Lavieri Martins, bacharel e licenciado em física pela Universidade de São Paulo, atual presidente da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e atuando na área de Física Médica da Radioterapia.

 

Ana Carolina de Magalhães, bacharel e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo e doutorado na área de fotobiomodulação, atualmente professora no Insper e pesquisadora colaboradora na startup Bright Photomedicine.

 

André Gonçalves Prósper, bacharel em Física Médica pelo instituto de Biociências da UNESP Botucatu, mestrado na área de Biologia Estrutural e Funcional, na sub-área de Biofísica de Processos e Sistemas e atualmente cursando doutorado na área de Biofísica Aplicada.

 

Alexandre Nagao de Sousa, bacharel em Física Médica pela UNICAMP e atualmente está no seu segundo ano de residência no Hospital Sírio Libânes.

bottom of page